sábado, 6 de dezembro de 2008

SISTEMA OPERACIONAL

SISTEMA OPERACIONAL

Diariamente nos deparamos com as tecnologias e dependemos dela praticamente em tudo. Hoje, sem as tecnologias não saberíamos viver. Não trabalharíamos, não comeríamos, não dormiríamos, etc. Se pararmos para pensar a dimensão em que elas se encontram, não conseguiríamos nem imaginar, tudo que se possa realizar, pois somos usuários das tecnologias para realizarmos o básico em nossas vidas e operamos sem ter o conhecimento de todo o processo ocorrido para chegar até nós.
Essa dimensão ocorre com praticamente todas as tecnologias, mas neste momento refiro-me principalmente ao SISTEMA OPERACIONAL DE COMPUTADORES, que é a tecnologia mais sofisticada e que está ao alcance de uma minoria da população, devido a falta de conhecimentos e de condições financeiras. Graças, que já está no mercado o SOFTWARE LIVRE com códigos aberto a toda a população.
O Sistema Operacional de Computadores pode ser destacado como: WINDOWS, LINUX, UNIX, ETC. Cada qual possui um código secreto, também chamado CÓDIGO-FONTE, sendo esta a fórmula secreta que descreve como o programa funciona. Nele estão todas as instruções da linguagem de programação para o seu funcionamento. Dependendo da forma em que esse CÓDIGO-FONTE é disponibilizado para os usuários e a licença de uso que as definem, os programas de computadores que encontram atualmente no mercado podem ser divididos em duas categorias: SOFTWARE LIVRE (SL) e SOFTWARE PROPRIETÁRIO (SP). SOFTWARE LIVRE caracteriza-se pela LIBERDADE aos usuários, para não somente utilizar seus produtos, mas também: EXECUTAR, COPIAR, ESTUDAR E MODIFICAR. Importante compreender é que LIVRE não quer dizer necessariamente que um SOFTWARE seja gratuito. O Produtos da categoria SL podem ser encontrados gratuitamente ou mediante compra, dependendo de sua forma de licenciamento a característica que diferencia o SL dos demais é justamente o direito dado aos seus usuários de conhecer sua estrutura. Ou seja, o usuário pode ter acesso irrestrito ao seu CÓDIGO-FONTE, podendo inclusive fazer reutilização desse código para uso de terceiros e uso livre legítimo. Nessa concepção o software é um serviço, envolvendo desenvolvimento, distribuição, suporte, etc. SOFTWARE PROPRIETÁRIO, por sua vez, caracteriza-se por ter o CÓDIGO-FECHADO, o que impossibilita o conhecimento do seu conteúdo por terceiros, bem como sua modificação. Nesse tipo de software, é proibido reabrir o código de um programa, com vistas ao seu estudo e modificação. O Além de possuir seu CÓDIGO-FONTE fechado, o SP possui também outro fator determinante, que o software é valorizado como um PRODUTO. Ele centraliza na venda de programas para obtenção de lucros, sem preocupar-se com as necessidades do usuário. Assim, para adquirir um produto SP, não basta somente comprar um CD-ROM, mas sim a licença de uso. Isso exige que o comprador siga regras que especificam a quantidade de equipamentos ou usuários que podem fazer uso do programa.
Para concluir, posso destacar que o SOFTWARE LIVRE tem serviços gratuitos, tendo códigos abertos, onde qualquer um acessa e o software proprietário, tem códigos fechados, por ser serviços pagos, impossibilitando o conhecimento a quem não tem condições financeiras em pagar pelos serviços. Mas, devemos ter consciência de que se baixarmos software em nossos computadores, estaremos cometendo pirataria e consequentemente cometendo um crime, mas atualmente grande parte da população usa software pirata, por seu preço ser mais em conta, mas isso não é legal, por que se define como injustiça e sonegação.
Profª Noili R. da Fonseca Borges

Nenhum comentário: